15.8.09
 
 
 
Passei por esta gravidez sem embrião.
Por ser um erro genético pergunto:existe algum exame que eu e meu marido possamos fazer para sabermos se somos compatíveis geneticamente?
Eu já tenho um filho de 5 anos do primeiro casamento, ele tem 43 anos  e nunca foi pai.
Eu enho 39 anos.
O medo de que aconteça de novo, ou que a próxima gravidez possa gerar um feto com problemas genéticos é valido?
 
Obrigada
ana luiza

 

 

 

Cara Ana,

Existe um exame que avalia a compatibiliade do casal, através de uma recolha sanguínea - O chamado Cariótipo Genético. É um exame algo dispendioso, o que seria importante ser realizado pela consulta do médico hospitalar. No entanto, só após 3 perdas consecutivas é que o protocolo hospitalar lhe poderá, eventualmente, prescrever esse exame. Se decidir realizá-lo de forma particular, tenha presente que não é um exame comparticipado pelo sistema nacional de saúde.

Num primeiro abortamento espontâneo, na maioria dos casos, a razão é um acidente genético isolado, que não se repetirá. O resultado do exame poderá confirmar isto.

Muita força.

 

link do postPor projectoartemis, às 11:27  comentar

De gravidez a 19 de Março de 2010 às 10:28
hm, bem legal. Parabéns!

bjs

De Estela a 2 de Abril de 2011 às 22:26
Ana muita força. Eu tenho 36 anos e estou a passar por isso. É preciso ter fé e tu até já tens um filho, por isso nao deves ter problemas.

Dá novidades.

Beijinhos
Estela :)

 
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Perda Gestacional. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: projectoartemis@sapo.pt

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Direcção APA
projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Em paralelo, acompanhou Manuela Pontes na Direcção da Artémis como Vice Presidente. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:938633707
E-mail: projectoartemis@sapo.pt
Site: www.facebook.com/associacaoartemis

Orgão Sociais
Direcção:
Presidente - Sandra Cunha
Vice Presidente - Patrícia Vilas Boas
Secretária - Andreia Neves
Tesoureira - Susana Rodrigues
Vogal - Marco Jesus
Assembleia Geral:
Presidente - Anabela Costa
1ª Secretária - Vanessa Mack
2ª Secretária - Sílvia Melo
Conselho Fiscal:
Presidente - Ricardo Fortuna
Vogal - Mónica Cunha
Vogal - Manuel Vilas Boas
Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


arquivos
blogs SAPO