1.4.10
Boa tarde, 
 
em Outubro de 2005 tive um aborto retido pelas 5/6 semanas, embora tenha tomado o cytotec, não fez qualquer efeito e fui submetida a uma curetagem. Após o 1º período fui à ginecologista que me disse que poderia voltar a tentar novamente, nesse mês engravidei e nasceu o meu filho. Foi uma gravidez normal, sem qualquer problema, apenas muita ansiedade.
No ano passado, em Agosto, e após consulta resolvi tentar uma nova gravidez, o positivo chegou com inicio do ano de 2010. Às 8 semanas fiz a 1ª eco, que indicava gravidez de 5 semanas, como tenho ciclos longos, houve alguma esperança. Uma semana depois repeti a eco, que indicava gravidez evolutiva de 6 semanas. Contudo, uma semana depois chegaram as dores, perdas de sangue e abortei expontaneamente, na altura do Carnaval.
Após o próximo período, irei à ginecologista para avaliar a situação.
A questão que tenho prende-se com o facto de falar ou não com a médica, em exames médicos específicos, para saber se existe algum problema. Psicologicamente (e fisicamente) é muito dificil passar por um aborto...mas o desejo de ter outro filho é muito grande.
 
O que devo fazer, em que posso pensar?
Obrigada por existirem,
Cumprimentos,
Susana
 
Querida Susana,

Sinto muito... As perdas gestacionais sempre deixam muitas marcas nas nossas vidas.

Quanto à investigação pós aborto, está plenamente indicada após o terceiro aborto. Esta investigação consiste na solicitação de exames para avaliar condições maternas que podem estar relacionadas aos abortos e, em alguns casos, estudo genético do casal. No seu caso, você tem uma gravidez bem sucedida e 2 abortos, neste panorama não há uma recomendação expressa da literatura médica para que se façam maiores investigações. Sugiro que você converse francamente com a sua médica e exponha todas as suas dúvidas e angústias para que juntas possam optar pela melhor conduta. Espero ter ajudado. Mantenha-nos informada e se tiver mais alguma questão escreva.

Abraços,

Drª. Renata
Médica/Professora
link do postPor projectoartemis, às 11:49  comentar

De Rute Cardoso a 12 de Maio de 2010 às 18:07
Boa tarde! Desde mais parabens pelo progecto e pelo livri no qual ainda nao li eu ja passei por 4 abortos,3 as 9 semanas este ultimo as 5 semanas em setembro de 2009.Este mes descubri que estou gravida estou cheia de medo mas ao mesmo tempo muita esperança.Estou a ser tratada por um douctor de medicina xinesa o qual estou a depositar total confiança,espero que seja desta vez

De alina a 29 de Maio de 2014 às 20:47
Ola. Meu nome é Alina. A quase três semanas atrás descobri que tinha uma gravidez não evolutiva/ aborto retido depois de uma ecografia pélvica e testes de sangue . Depois de isto fiz a teste de beta que passado 24 horas abaixo os valores, mas muito pouco, por isto repeti . Agora tenho que esperar até quarta feira para ver os resultados. Mas o mais estranho é que o peito fico maior, a barriga também , parece uma gravidez normal . A não saber o certo que esta a acontecer é muito mau. Já sofri um aborto não principio do ano é fico angustiada a pensar que vai acontecer o mesmo. Obrigada

De Cátia carreiro a 6 de Julho de 2017 às 16:48
Olá estou grávida de sete semanas, mas desde de sempre tenho tido dores e fui às urgências para ver se estava tudo bem o médico fez me uma eco e disse que estava de 6 semanas e 2 dias e que tinha o saco e não th embrião mas que estava tudo bem e mandou me marcar consulta para o meu centro de saúde, passando 2 semanas nesta segunda-feira tive uns corrimentos de sangue e claro fui novamente ao hospital onde a médica fez me uma eco e observou me e depois chamou me para uma sala onde me disse que na mh fase inicial eu tive 2 sacos um não se desenvolveu e que acontecia, mas que tinha o outro saco com o embrião de 3mm e não dava pra escutar o coração ainda que voltasse para a semana lá para vermos se ele estava desenvolver se bem, só que já passou 4 dias e continuo com algumas perdas de sangue e th dores mas não vou ao hospital porque a médica disse que não valia a pena lá voltar a não ser que tivesse mt abundância de sangue e agora fico sem saber se estas dores são normais se é para sair o outro saco ou se eu já perdi meu bebé

De projectoartemis a 6 de Julho de 2017 às 17:50
Olá Cátia

Se continua com dores e com perdas de sangue por precaução vá novamente à urgência. Sendo ou não a mesma médica devem atende la e verificar se está tudo bem.

Dê-nos notícias por favor
Boa caminhada

 
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Perda Gestacional. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: projectoartemis@sapo.pt

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Direcção APA
projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Em paralelo, acompanhou Manuela Pontes na Direcção da Artémis como Vice Presidente. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:938633707
E-mail: projectoartemis@sapo.pt
Site: www.facebook.com/associacaoartemis

Orgão Sociais
Direcção:
Presidente - Sandra Cunha
Vice Presidente - Patrícia Vilas Boas
Secretária - Andreia Neves
Tesoureira - Susana Rodrigues
Vogal - Marco Jesus
Assembleia Geral:
Presidente - Anabela Costa
1ª Secretária - Vanessa Mack
2ª Secretária - Sílvia Melo
Conselho Fiscal:
Presidente - Ricardo Fortuna
Vogal - Mónica Cunha
Vogal - Manuel Vilas Boas
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


arquivos
blogs SAPO