8.12.10

Repórter TVI: o aborto espontâneo em «Pacto de silêncio».

Repórter TVI: «Pacto de Silêncio»

Imagens exclusivas

Grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira

É a complicação mais frequente da gravidez e uma das experiências mais dramáticas que uma mulher pode ter de enfrentar. Em Portugal, uma em cada cinco grávidas é vítima de aborto espontânea, a maioria no primeiro trimestre de gravidez. Os números são assustadores, mas, apesar da enorme incidência, a perda gestacional parece ser, ainda, um tema tabú.

No «Repórter TVI» desta sexta-feira, a jornalista Elisabete Barata vai precisamente abordar este tema. Veja as imagens exclusivas no vídeo associado a este texto.

Ignorada e desvalorizada por muitos de nós, esta é uma dor envergonhada e escondida, vivida, quase sempre, em silêncio pela maioria das mulheres que enfrentam a incompreensão da sociedade que não entende o sofrimento de uma mãe que chora a perda de um filho que, afinal, nunca chegou a conhecer.

Quando não é encarado da forma mais correcta, o aborto espontâneo pode ter consequências graves e dar origem a fobias, obsessões, depressões e até tentativas de suícidio.

A TVI foi ouvir as mulheres que passaram pelo trauma do aborto espontâneo, falou com familiares, amigos e profissionais de saúde e deu voz à dor, à indignação e à revolta de quem perdeu um bebé durante a gravidez e deseja, apenas, a mesma compreensão e respeito que qualquer outra mãe, que sofreu a perda de um filho.

«Pacto de silêncio» é uma grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira.

link do postPor projectoartemis, às 22:08  comentar

De vania jardim a 9 de Dezembro de 2010 às 19:05
boa tarde.amanha vou ver a reportagem e bom alguem lenbrar-se de todas nos.eu sofri 3 abortos espontaneos e agora estou gravida de 7 meses de uma menina o meu milagrezinho.tenham coragem e força vamos todas conseguir.beijinho grande

De Anónimo a 11 de Dezembro de 2010 às 11:51
Foi com grande emoção que assisti ontem a esta reportagem e fiquei bastante comovida.
Tudo o que foi dito é verdadeiro e corresponde ao que se sente e vive,infelizmente falo por experiencia própria.Já perdi dois bebés este ano e ontem ao ver a reportagem da TVI senti que pela 1ª vez estavam a falar de uma forma correcta e humana do tema.
Obrigada TVI por dar voz a mulheres que como eu já passaram por perdas gestacionais e têm o direito a sentirem-se tristes e ao seu luto, por muito que a sociedade em que vivemos não entenda nem respeite esses mesmos direitos, antes pelo contrário subestimam o que sentimos.Espero que a vossa reportagem ajude a mudar a mentalidade das pessoas.Ninguém devia ter de perder um filho...seja em que altura for.
Bem hajam.

De Anónimo a 11 de Dezembro de 2010 às 22:11
Parabéns, a reportagem foi excelente!

 
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Perda Gestacional. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: projectoartemis@sapo.pt

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Direcção APA
projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Em paralelo, acompanhou Manuela Pontes na Direcção da Artémis como Vice Presidente. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:938633707
E-mail: projectoartemis@sapo.pt
Site: www.facebook.com/associacaoartemis

Orgão Sociais
Direcção:
Presidente - Sandra Cunha
Vice Presidente - Patrícia Vilas Boas
Secretária - Andreia Neves
Tesoureira - Susana Rodrigues
Vogal - Marco Jesus
Assembleia Geral:
Presidente - Anabela Costa
1ª Secretária - Vanessa Mack
2ª Secretária - Sílvia Melo
Conselho Fiscal:
Presidente - Ricardo Fortuna
Vogal - Mónica Cunha
Vogal - Manuel Vilas Boas
Dezembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos
blogs SAPO