15.4.09

 

Olá Boa Tarde

Infelizmente já passei por 2 abortos retidos e tenho tentado arranjar um médico que se preocupe com o meu caso, mas até agora parece que nenhum se interessa.
O meu GO disse-me que só a a partir do 3.ºaborto é que poderia fazer mandar fazer algo (exames e análises), mas eu não me conformo com uma resposta dessas. Então decidi telefonar para um antigo GO que ia anteriormente, contei-lhe pelo telefone o que se tinha passado das 2 vezes e ele infelizmente acabou por dizer o mesmo que o outro médico..."não podemos fazer nada, so a partir do 3.º aborto é que se pode fazer um estudo", mas disse-me para ir ao consultório no dia a seguir para ir levantar uma receita e disse-me que logo que soubesse que estava gravida para começar a tomar.
Na receita indica lovenox e cartia, a minha questão é a seguinte, será que não existe problema em tomar as injecções e o catia sem ter feito quaisquer exames?
Será que não me poderá fazer mal tomar estes medicamentos?
Se me poderem dar uma resposta agradecia.
Obrigada
 

 

 

Boa tarde

A sua questão levanta um problema importante: o encaminhamento para estudo após a 3ª perda gestacional. Infelizmente, os protocolos hospitalares ditam este preceito, com o qual discordo, pois obriga a uma exposição quase de "vá tentanto que logo se vê". É realmente uma situação de extrema crueldade com uma mulher que se vê abandonada à sua própria sorte.

No entanto, há médicos que derrubam esta barreira e procedem a um encaminhamento mais célere, aquando de uma segunda perda.

O ideal seria realizá-lo logo que a 1ª perda acontecesse, os níveis de ansiedade e stress causado por gestações sucessivas a uma perda é gigantesca, aumentando consideravelmente numa 2ª e descontrolando-se numa 3ª.

Quanto à questão que coloca da medicação. Não tenho formação em medicina, mas costumo alertar para a importância de confiarmos nas decisões do médico assistente.

Acredito no senso comum de que um profissional de saúde actua em função do bem estar físico da sua paciente e todas as decisões passarão por esta premissa.
Deverá seguir as instruções que lhe foram dirigidas, mas em caso de dúvida ou insegurança poderá sempre recorrer a uma segunda opinião médica, sublinho, médica.
Um abraço caloroso

 

link do postPor projectoartemis, às 22:25  comentar

 
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.
Envie a sua questão
Este consultório online é um espaço onde pode colocar as suas dúvidas no âmbito da Perda Gestacional. Este Consultório tem um carácter informativo e o acompanhamento médico especializado por parte dos leitores não deve ser descuidado.

E-mail: projectoartemis@sapo.pt

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Direcção APA
projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Em paralelo, acompanhou Manuela Pontes na Direcção da Artémis como Vice Presidente. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:938633707
E-mail: projectoartemis@sapo.pt
Site: www.facebook.com/associacaoartemis

Orgão Sociais
Direcção:
Presidente - Sandra Cunha
Vice Presidente - Patrícia Vilas Boas
Secretária - Andreia Neves
Tesoureira - Susana Rodrigues
Vogal - Marco Jesus
Assembleia Geral:
Presidente - Anabela Costa
1ª Secretária - Vanessa Mack
2ª Secretária - Sílvia Melo
Conselho Fiscal:
Presidente - Ricardo Fortuna
Vogal - Mónica Cunha
Vogal - Manuel Vilas Boas
Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
17
18

19
20
23
25

26
28
29
30


arquivos
blogs SAPO