Consultório de Perda Gestacional
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda G
Lembranças depois da Perda
Olá Perdi o meu bebé às 4 semanas, já passou um mês e não consigo deixar de recordar tudo o que se passou.
Sei que passou pelo mesmo, o que posso fazer?
Não sei se penso ou não, se lembro ou esqueço, se recordo ou é melhor deixar para trás...
Estou confusa e ao mesmo tempo de perfeita consciencia, porquê a mim? porquê comigo?
Muitas vezes parece que fico triste e depois é que penso...
Tenho 23 anos e era o meu peimeiro bebé, sinto-me tão jovem, tão só, sem ninguém me perceber, sinto vontade de contar a toda a gente...
Não sei... O que se passa?! Será que é mesmo assim?
Obrigado de avanço pela resposta.
Beijinhos
Sara
Olá Sara
A sua perda ainda é muito recente, daí que neste momento o turbilhão de sentimentos tende a aumentar. Toda a descição que faz é tipica após a perda de um filho. Todos os sintomas, tudo o que relata se verifica na maioria das mulheres.
Neste momento deverá procurar identificar o que de alguma forma, por mais mínima que seja, lhe passa alguma tranquilidade e a deixa melhor. Todas as questões que se coloca, vão sendo repsondidas com o tempo, muitas delas irão dicipar-se à medida que for entendendo o seu luto, que o for ultrapassando. O tempo é o maior aliado, mas nós precisamos de ajudar o tempo a ajudar-nos. Não se isole, não se cale, não deixe de chorar se for essa a sua vontade. E acima de tudo, se vir que não o está a conseguir fazer sozinha procure ajuda.
Drª Sandra Cunha
Coordenadora do dep.de psicologia da Artémis
Autoria e outros dados (tags, etc)
6 comentários
De Sara a 01.01.2010 às 14:33
Mais uma vez obrigado pela sua resposta tão pronta e completa.
Atentamente,
Sara
De rita a 26.01.2010 às 11:55
Tenho uma história também muito triste, perdi o bébé às 15 semanas, foi horrível, o mundo desabou....
entretanto engravidei novamente, e tenho duas filhas lindas, mas todas as manhãs quando acordo, daquele episódio infeliz da minha vida
beijinhos e muita coragem
Rita
De Lucia Martins a 08.02.2010 às 16:03
Beijinhos
De Ana Cristina Silva a 11.03.2010 às 17:42
De Simone a 30.03.2010 às 20:32
É a dor do luto pela perda do bebê e, muitas vezes, pela perda da esperança de realizar nosso maior sonho, que tanto nos faz sofrer.
Obrigada a todos(as) que atuam direta e indiretamente no Projeto Artemis, pelo ombro amigo.
De Lidia palmeiro a 14.07.2010 às 20:55
Acabei de ter 3ª perda gestacional e apesar de já ter um filho com 16 anos e com 37 anos não perco a esperança de ainda voltar a ter a alegria e sorte de receber um bebe.
Saí ontem do hospital e há sempre casos piores que o nosso... Isso dá-nos algum consolo? não ... Mas sabermos que não é só a nós que acontece ... isso sim ... pois neste momento parece que estamos completamente sós no mundo.
Felicidades a todos