Consultório de Perda Gestacional
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda G
Grande Reportagem TVI - Sexta feira
Repórter TVI: o aborto espontâneo em «Pacto de silêncio».
Imagens exclusivas
Grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira
É a complicação mais frequente da gravidez e uma das experiências mais dramáticas que uma mulher pode ter de enfrentar. Em Portugal, uma em cada cinco grávidas é vítima de aborto espontânea, a maioria no primeiro trimestre de gravidez. Os números são assustadores, mas, apesar da enorme incidência, a perda gestacional parece ser, ainda, um tema tabú.
No «Repórter TVI» desta sexta-feira, a jornalista Elisabete Barata vai precisamente abordar este tema. Veja as imagens exclusivas no vídeo associado a este texto.
Ignorada e desvalorizada por muitos de nós, esta é uma dor envergonhada e escondida, vivida, quase sempre, em silêncio pela maioria das mulheres que enfrentam a incompreensão da sociedade que não entende o sofrimento de uma mãe que chora a perda de um filho que, afinal, nunca chegou a conhecer.
Quando não é encarado da forma mais correcta, o aborto espontâneo pode ter consequências graves e dar origem a fobias, obsessões, depressões e até tentativas de suícidio.
A TVI foi ouvir as mulheres que passaram pelo trauma do aborto espontâneo, falou com familiares, amigos e profissionais de saúde e deu voz à dor, à indignação e à revolta de quem perdeu um bebé durante a gravidez e deseja, apenas, a mesma compreensão e respeito que qualquer outra mãe, que sofreu a perda de um filho.
«Pacto de silêncio» é uma grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira.
Autoria e outros dados (tags, etc)
3 comentários
De vania jardim a 09.12.2010 às 19:05
De Anónimo a 11.12.2010 às 11:51
Tudo o que foi dito é verdadeiro e corresponde ao que se sente e vive,infelizmente falo por experiencia própria.Já perdi dois bebés este ano e ontem ao ver a reportagem da TVI senti que pela 1ª vez estavam a falar de uma forma correcta e humana do tema.
Obrigada TVI por dar voz a mulheres que como eu já passaram por perdas gestacionais e têm o direito a sentirem-se tristes e ao seu luto, por muito que a sociedade em que vivemos não entenda nem respeite esses mesmos direitos, antes pelo contrário subestimam o que sentimos.Espero que a vossa reportagem ajude a mudar a mentalidade das pessoas.Ninguém devia ter de perder um filho...seja em que altura for.
Bem hajam.