Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Grande Reportagem TVI - Sexta feira

Quarta-feira, 08.12.10

Repórter TVI: o aborto espontâneo em «Pacto de silêncio».

Repórter TVI: «Pacto de Silêncio»

Imagens exclusivas

Grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira

É a complicação mais frequente da gravidez e uma das experiências mais dramáticas que uma mulher pode ter de enfrentar. Em Portugal, uma em cada cinco grávidas é vítima de aborto espontânea, a maioria no primeiro trimestre de gravidez. Os números são assustadores, mas, apesar da enorme incidência, a perda gestacional parece ser, ainda, um tema tabú.

No «Repórter TVI» desta sexta-feira, a jornalista Elisabete Barata vai precisamente abordar este tema. Veja as imagens exclusivas no vídeo associado a este texto.

Ignorada e desvalorizada por muitos de nós, esta é uma dor envergonhada e escondida, vivida, quase sempre, em silêncio pela maioria das mulheres que enfrentam a incompreensão da sociedade que não entende o sofrimento de uma mãe que chora a perda de um filho que, afinal, nunca chegou a conhecer.

Quando não é encarado da forma mais correcta, o aborto espontâneo pode ter consequências graves e dar origem a fobias, obsessões, depressões e até tentativas de suícidio.

A TVI foi ouvir as mulheres que passaram pelo trauma do aborto espontâneo, falou com familiares, amigos e profissionais de saúde e deu voz à dor, à indignação e à revolta de quem perdeu um bebé durante a gravidez e deseja, apenas, a mesma compreensão e respeito que qualquer outra mãe, que sofreu a perda de um filho.

«Pacto de silêncio» é uma grande reportagem de Elisabete Barata, com imagem de Ricardo Ferreira e edição de imagem de João Pedro Ferreira, que será emitada no «Jornal Nacional» desta sexta-feira.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Associação Projecto Artémis® às 22:08


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031



Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.


Direcção A-PA

projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:937413626
E-mail: associacaoprojectoartemis@gmail.com
Site: www.facebook.com/associacaoartemis