Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Silêncios

Sexta-feira, 10.07.09

 

 

  

Sempre achamos que podemos fazer mais e mais pelos nossos semelhantes, principalmente quando eles são o reflexo de uma situação pela qual passamos e vivemos num qualquer passado.

A consciência do pouco que existia ao nosso alcance numa dada altura, impele alguns dos nossos objectivos de vida, face à concretização do muito que precisávamos ter tido. Revejo‐me nestas atitudes, não altruítas, mas solidárias de querer ver o “Mundo da Perda Gestacional” pintado a realidade.

Não é fácil assumirmos um acontecimento que nos desmembra de um sonho, de um projecto de vida, que envolve fatalmente sempre terceiros.

Não, não só o nosso companheiro….aqui refiro‐me a toda a tribo que é uma família.
Passamos a sentir‐nos responsáveis por dar explicaçõs do ocorrido a toda a famíia.
E eu pergunto‐me: explicações? De quê?

Como não sabemos muito bem o que explicar e como explicar, optamos por não falar muito do assunto deixando à mercê dos Outros, a construção dessas explicaçõs – Sempre erradas.

Será que vale a pena permitirmos que os Outros construam legendas fantasiosas e decrépitas sobre aquilo que nos aconteceu?

 

Penso que não!

O caminho mais correcto, justo e merecedor da nossa profunda dor, é sermos nós a escolher o que queremos dizer para que não se façam dissertações sobre o que perdemos ou sobre o desmerecimento de não ter tido – Um filho!

 

Vale sempre a pena falar!


Manuela Pontes

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Associação Projecto Artémis® às 22:55


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Julho 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.

Direcção A-PA

projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Em paralelo, acompanhou Manuela Pontes na Direcção da Artémis como Vice Presidente. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:938633707
E-mail: associacaoprojectoartemis@gmail.com
Site: www.facebook.com/associacaoartemis