Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Entrevista Perda Gestacional Programa Júlia - Sic

Terça-feira, 04.05.21

 

Andreia interrompeu a gravidez ás 19 semanas devido a anomalias genéticas no bebé. Nesta reportagem sente-se a dor imensa de uma mãe que perde um filho durante a gestação.
Contudo a Associação Projecto Artémis não pode ficar indiferente à desumanização que Andreia sentiu por parte de uma técnica de saúde. Estamos em pleno ano de 2021, e ao contrário do que muitos responsáveis hospitalares e responsáveis pelas equipas de obstetrícia e psicologia querem fazer parecer e teimam em contrariar, há desumanização nos serviços quando uma mãe está nos serviços devido a uma perda gestacional.
“ É tudo igual (o parto) mas sem epidural.... estava cheia de dores e chamo a enfermeira e a enfermeira abre-me as pernas eu ainda fico pior com as dores, com o toque que me faz... quando sai rebenta-me as águas e eu disse rebentaram-me as águas, e ela disse-me feche as pernas e não faça força porque não pode nascer aqui..(...) só pode entrar no bloco ás 20:30 por isso feche as pernas, arrancou-me o fio do pescoço e estava preocupada em arrumar o quarto. E ela estava sempre a dizer que não podia nascer.... e sempre a dizer para fechar as pernas....”
A A-PA está e estará sempre disponível para debater e reunir com os agentes necessários no Sistema Nacional de Saúde com o intuito de melhorar os serviços, trabalhar em parceria com os mesmo em prol de cuidados mais humanizados através de formação bem como de parcerias para apoio psicológico com as unidades hospitalares.
Iremos continuar a lutar pela dignificação do acompanhamento quer a nível físico quer a nível psicológico destes pais.
A direção
Associação Projecto Artémis®

https://sic.pt/Programas/julia/videos/2021-04-30-Andreia-interrompeu-a-gravidez-as-19-semanas---Fazia-me-confusao-estar-a-olhar-para-uma-barriga-que-tinha-uma-vida-que-eu-ia-matar-daf68296?fbclid=IwAR30kG5K9IPCXnuzrQz86J7aguCiC4iGu0gWAaHCvUE7kPdKHl7qvf-gZqE

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Associação Projecto Artémis® às 12:12


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.






Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.


Direcção A-PA

projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:937413626
E-mail: associacaoprojectoartemis@gmail.com
Site: www.facebook.com/associacaoartemis