Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Nasce o meu Gustavo.... Perdi o meu filho....." - testemunho mãe Lisa

Segunda-feira, 11.12.17

11082014306-002[1].jpg

"O meu nome é Lisa... tenho 38 anos... o Gustavo seria o meu 3º Filho.... e foi... Só não foi da forma prevista...

Não foi uma gravidez planeada,(usava DIU) contudo foi uma excelente notícia... IA SER MÃE DE NOVO!!!

Estava feliz... o meu marido estava feliz... Os manos estavam expectantes.... Perfeito a vinda do meu/nosso Gustavo....

Até ao dia em que tudo mudou... e iria mudar tudo para sempre....

Ao rastreio das 12 semanas, veio uma alteração no resultado para "uma possível trissomia".... Ecografias, amniocentese, mais analises... Afinal tudo ok!! Excelente ... Primeira barreira ultrapassada... afinal o meu bebé estava perfeito ....

Apartir das 20 semanas... começar a preparar o enxoval do meu anjo... Que delícia mesmo...

22 semanas..... Eco Morfológica... acompanhada da sogra e do meu canito (ansioso por ver o mano na barriga da mãe)... entro no consultório ás 14.30... saio ás 16.40 .... surgiram dúvidas... a Drª pediu-me que saísse e fosse comer algo doce e depois voltasse... desta feita sozinha... Lembro-me de olhar para a minha sogra... fez-se silêncio... senti um aperto... algo não estaria bem....

17h ... volto a entrar... sozinha.... eu e o meu medo.... o que teria o meu Gustavo???!!!! o meu filho???!!!

Para meu espanto, a Drª  chama a minha Obstetra que se encontrava de serviço... ( Drª Sonia Siopa a quem tanto devo e agradeço... fez tudo o que pode ....)

Começam a sussurrar... a minha médica aperta-me a mão... eu só chorava... em desespero pois já tinha percebido que o que quer fosse que se passasse era grave.... Perguntei : " Drª por favor diga-me o que tem o meu filho.....?? "

Lisa... ouço numa voz trémula, o meu nome.... " o bebé não tem a mãozinha direita... e tem um derrame à volta do coração.... Vou encaminhá-la de imediato para Coimbra... Maternidade Bissaya Barreto.... " o meu mundo ruiu... fiquei sem ar... sem chão... sem nada... Recordo-me que só conseguia pensar em fugir dali depressa... Eu não podia estar a ouvir aquilo... era tudo um equívoco.... o meu filho não tinha nada... não pode ser....

Quando saí a minha sogra percebeu que algo grave se passava.... eu só chorava.... tremia.... enfim.... não estava em mim....

Fui para Coimbra passados 5 dias....

Entretanto já com quase 24 semanas.... o meu filho mexia tanto... reagia tanto à mãe... ao pai....

Eu só pensava não pode ser... a Drª enganou-se....

Em Coimbra, no DPN (Diagnóstico Pré Natal), fui recebida por médicos excepcionais... e por uma Enfª em particular que trago sempre... para sempre no meu coração... Foi o meu anjo neste processo todo tão doloroso... Enfª Cristina.... A minha eterna gratidão....

Exames mais exames... Confirma-se que algo não estaria bem com o meu Gustavo....

Mas o quê???!!!

E aqui é que começa o pior dos pesadelos.... Ouvir falar na IMG....   Baseada em probabilidades... O tempo escasseia... Não há tempo para esperar muito mais... por mais resultados... mais exames....

A única certeza que havia era que de facto não tinha a mãozinha.... nada mais.... tudo o resto foram suposições... Fortes probabilidades... ok... reconheço... mas... contudo... probabilidades não são certezas...

E para mim a única certeza que tinha é que.... grávida de 26 semanas eu não queria ficar sem o meu filho... eu não queria ter que estar a passar tudo aquilo.

Entre dúvidas e pressões.... No dia 12/4/2017... às 17h .... Nasce o meu Gustavo.... Perdi o meu filho.....

Parto induzido.... de uma violência emocional sem igual.... Mas ressalvo... tive... e tenho... UM SUPER MARIDÃO!!!

Sempre comigo.... Sempre ao meu lado.... Assistiu a tudo....   sempre...

A ele a minha eterna gratidão... o meu eterno amor.....

Tratei de tudo com ele... A roupinha... O funeral.... tudo tudo....

Dia 14/4/2017... por volta do 12h... à porta do Cemitério.... vejo chegar o meu menino.... naquela caixinha branca... Meu Filho...

Que dor imensa... Anti Natura... completamente....

Volvidos quase 7 meses..... Tudo mudou... A dor acompanha-me ... Não consigo fazer o meu luto... Estou a destruir a minha relação... com o meu marido... com os filhos que tenho... mas acima de tudo comigo....

Culpo-me porque assinei aqueles papéis... culpo-me por ter aberto mão do meu filho... não ter lutado mais... DESISTI!!!!

Todos os dias.... A ti meu amor.... A MÃE PEDE PERDÃO!!!

Amo te com toda a minha força... mas não te amei o suficiente para não te perder....

Perdoa-me meu filho....

 

Mãe Lisa"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Associação Projecto Artémis® às 11:07


1 comentário

De Magda Cardoso a 12.04.2019 às 01:11

Quando meu relato sent de uma maneira muito grande não meu coração. A minha história é muito parecida com a tua. Descobri que was quite às 7 para 8 semanas de gravidez. Uma gravidez não planeada mas muito amada. Also sofri um grande embate quando suspeitar de uma trissomia 21, algo que não é veio um verificar. Levei uma pregnancy to conturbada com as enxaquecas mas muito feliz. As 22 semanas na morfológica começaram o meu pesadelo. O meu coração estava enfermo o médico não consegui ver o corpo caloso do cérebro. Você não tem que me preocupar com a posição do bebé. Mas a verdade é que tive que fazer uma hora sem consultório e ainda fiz uma pausa para comer um chocolate. Voltei lá uma semana depois. O cenário era o mesmo. Uns dias depois a minha obstetra mandou-me fazer uma ressonância. O meu pesadelo começou no dia 28 de Janeiro de 2019. O meu Salvador teve hipoplasia do corpo caloso e fazer pelúcido septo. Uma grande formação congénita muito grave que iria afetar o seu desenvolvimento. O mundo está na minha mente naquele dia, não parece acreditar. Não era possível. Porquê a mim? Porquê o meu menino? O mundo está na minha mente naquele dia, não parece acreditar. Não era possível. Porquê a mim? Porquê o meu menino? O mundo está na minha mente naquele dia, não parece acreditar. Não era possível. Porquê a mim? Porquê o meu menino?
No dia seguinte tinha saído com um obstetra para o hospital pois sabiam que o programa era tão importante quanto o pior cenário confirmava-se. Foi uma catadupa de pensamentos e conversas com os médicos que foram sensacionais. Sei que fiz a pior assinatura da minha vida e nunca mais eu vouELHO disso.
Dia 5 de Fevereiro, no hospital e dia 7 o Salvador nasceu. Ele não chorou, não se ouviu o que estava suposto, o choro que nos trouxe alegria. Apenas se ouviu uma horrível dor de tristeza. Nunca tive sozinha. Sempre sem o meu amor. Aquele que é um dia a ser acompanhado nos bons e nos maus momentos.
15 minutos mais tarde trouxeram-me o meu Salvador, o meu bebé. 25 semanas de um bebé lindo e muito amado. Foi importante para mim, toca-lo, senti-lo, pega. Eu serei sempre a mãe do Salvador, eo Salvador será sempre o meu menino.

Comentar post






Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda Gestacional.


Direcção A-PA

projectoartemis Sandra Cunha, Psicóloga desde 2005 da Associação Projecto Artémis, tem vindo a desenvolver o seu trabalho desde essa data na área da Perda Gestacional. Desde Junho de 2011 está como Presidente da Associação Projecto Artémis, procurando quebrar o silêncio, alienado o seu conhecimento técnico com o da realidade da perda de um filho. Perdeu um bebé em 2007, após 2 anos de trabalho como psicóloga da Artémis, o que lhe permitiu reunir à técnica o conhecimento árdua de ter vivido na pele a perda de um filho.

Contacto:
Telefone:937413626
E-mail: associacaoprojectoartemis@gmail.com
Site: www.facebook.com/associacaoartemis