Consultório de Perda Gestacional
Espaço de partilha com objectivo de diminuir a falta de informação técnica e emocional a mulheres que vivenciam o luto da perda de um bebé ao longo da gravidez, bem como quebrar o Pacto de Silêncio resultante de todo esse processo de luto na Perda G
Uma instituição... uma equipa... várias razões... a mesma causa
A Associação Projecto Artémis é composta por uma equipa de 11 elementos. Cada um está por razões diferentes na A-PA. Uns porque perderam e são movidos pela sua experiência de vida, outros nunca perderam mas defendem a casa como se fosse sua.
Esta é a equipa da A-PA e estas são as suas motivações:
"Entrei para a A-PA por questões profissionais, no meio do percurso passei a vestir a camisola, sentindo na pele a dor da perda de uma filha. Quando aqui cheguei vim e fiquei por solidariedade, porque era um tema tabu (e ainda o é) e para mim fazia imenso sentido Estar. Hoje não só estou como VIVO esta associação. Faz parte de mim, é mais do que uma causa, é a forma de dar o apoio que eu tive pela sorte de já estar inserida na instituição e nunca me senti sozinha e incompreendida.
Estou por mim, estou pela minha filha, estou com o objectivo de quebrar os silêncios que teimam em estar à volta da perda gestacional. Estou porque acredito que cada passo por mais pequeno que seja, se pode tornar gigante. Estou porque acredito que quem sonha faz acontecer. Um dia alguém sonhou, permitiu que eu estivesse e continuarei para continuar a fazer acontecer.
Sandra Cunha - Presidente da direção A-PA"
"Para mim estar na Associação é perpetuar, tal como prometido, a memoria do meu filho! É abraçar uma causa pela qual visto a camisola, para ajudar outras mães que tal como eu precisei de ajuda aquando da minha perda. Aqui todos falamos a minha linguagem.
Patrícia Vilas Boas - Vice Presidente da A-PA"
"Sou Mãe de dois "Anjos". Foi na Associação Artemis que senti que a minha dor, a minha revolta, era compreendida.
Sou grata por me ajudarem a superar a revolta a culpa... a dor continuará para sempre!
Estou na Associação para retribuir todo o apoio que recebi, estou não só pelos meus "Anjos" estou por todos os "Anjos", por todas as Mães Especiais.
" A Perda Gestacional existe... e tem rosto"
Eu sou um rosto da Perda Gestacional
Susana Rodrigues - Tesoureira da direção A-PA"
"Ser mãe é um dom divino, Amar é sentimento sem explicação.
Estou e estarei no que me for permitido de coração, pelo amor e respeito a uma causa e uma dor silenciosa que muitos teimam em calar, por falta de força ou mesmo pela culpa ou vergonha de certa forma infundada mas em parte sentimentalmente justificada.
Vamos de coração dar força, coragem e com todo o respeito apoiar e ajudar.
Vamos dar voz e ajudar mães e pais que lutam num amor distante e silencioso.
Andreia Neves - Secretária da direção A-PA"
" Estou na Associação porque tenho a mesma dor de muitos pais que perderam os seus filhos.
É importante também os pais se unirem, e fazerem-se ouvir.
Marco de Jesus - Vogal da Direção A-PA"
"Estou na associação com dedicação pela causa nobre que representa e como retribuição do apoio recebido aquando das minhas perdas.
A Associação Projecto Artemis foi o meu porto de abrigo onde podia falar e ser compreendida por todos aqueles que já faziam parte dela.
Anabela Costa - Presidente Assembleia Geral A-PA"
"Estou na associação porque faz tanto sentido para mim como respirar. Porque enquanto houver um amor, uma dor, uma recordação, um filho, tem de haver alguém a lutar por isso. A lutar por ele. A lutar pelo amor dos pais dele. Para que a sociedade entenda que o amor não se mede, e acima de tudo, para que a sociedade entenda que é possível amar com um céu de distância.
Vanessa Mack - Secretária Assembleia Geral A-PA"
"Quando perdi o meu filho, a AP-A foi o meu "oxigénio". Todos os dias ia ao fórum e era a melhor altura do dia - SÓ ali era compreendida. Hoje quero dar o que um dia recebi, pois sei o quanto é importante.
A perda gestacional é totalmente desvalorizada por quem não a viveu na pele.
Sílvia Melo - Vogal Assembleia Geral A-PA"
"Estou na Associação para prestar algum apoio a esta causa tão nobre e que ao mesmo tempo é esquecida, rejeitada e mesmo negligenciada.
Uma mão amiga e um coração cheio para quem mais precisa.
Ricardo Fortuna - Presidente Conselho Fiscal A-PA"
"Fazer parte da associação é algo que não se explica, SENTE-SE. Só lidando com estes pais de mente aberta e acolhendo o seu sofrimento podemos entender, mesmo que ficando longe o que sentem. Dar de nós, dar o nosso tempo é o mínimo que podemos fazer pela causa.
Mónica Cunha - Secretária Conselho Fiscal A-PA"
"Porque não são só as mães que perdem os filho, nós pais também perdemos e é importante também nós darmos a cara.
É importante também nós lutarmos pela causa e pela instituição.
Manuel Vilas Boas - Vogal Conselho Fiscal A-PA"